do Latim somnius.,
conjunto de idéias e imagens mais ou menos confusas e disparatadas, que se apresentam ao espírito durante o sono;
utopia;
ficção;
fantasia;
visão;
aspiração;
-
O sonho é coisa que o homem não conseguiu jamais desvendar. Dizem que o sonho diz muito do inconsciente da pessoa, é uma salada de coisas imaginárias acontecendo simultaneamente em progressão geométrica a uma razão de 0,1 segundo. Talvez lá pudéssemos encontrar respostas para as nossas maiores indignações, talvez não.
Muitas vezes acordei meio tonta, por ter um sonho maluco daqueles. Mas pobre de mim, humana! Que não sou capaz de interpretar aqueles do jeito que deveria. O sonho é em grande parte ficção, fantasia, utopia e um "conjunto de idéias mais ou menos confusas e disparatas", mas também não deixa de ser aspiração e visão.
Pode ser também um tempo reservadíssimo para que a gente possa usar a cabeça para relaxar e fingir ser aquilo que sempre quisemos, sonho interrompido por esse mundo mau-humorado e interesseiro. O mundo tem vinte e um séculos, e mais os quebrados contando os tempos de Cristo, dos Dinossauros e sei lá quem mais esteve aqui antes. Talvez esteja ficando velho para os sonhos, mesmo. Quem poderia imaginar um mundo assim, são tantos os conflitos. Acho que agora vou poder dormir mais tranquila, por saber tanto de sonhos e também quase nada sobre eles. Só não me desejem um pesadelo.
Um comentário:
Tua capacidade de escrever coisas tão simples e verdadeiras e bonitas, tudo ao mesmo tempo, tá me impressionando a cada dia que passa.
Me sinto humilhada depois de ler uma coisa dessas. Digna de qualquer livro que seja, de poeta ou outra coisa lá.
Postar um comentário