
O Brasil é um país que vem crescendo bastante, especialmente nos últimos anos; passamos, assim de uma colônia de exploração a um país independente em parte. Dava-se um passo a frente, mas é como se o outro pé travasse na hora do movimento. Mas, afinal, por que a independência, se ainda haviam tantos entraves? A estrutura social continuava a mesma, e junto com ela todos os outros pontos os quais unidos seriam perfeita exemplificação de um território que servia apenas para enriquecer os bolsos europeus.
Passado o tempo, temos ainda grandes heranças daquele período; nossos bóias-frias são tão ou mais explorados em relação aos escravos. Trabalham pesado para ganhar o sustento da família e não têm a ninguém, senão a eles mesmos. Chegam a cortar 12 toneladas de cana para aumentar a renda, enquanto os negros cortavam menos da metade.
Que tal avançarmos no social, em vez da economia, do etanol, dos esportes? É hora de nos preocuparmos mais com os outros, com a saúde e com a educação. Tão simples, não? Mas parece que o Brasil ainda tem um pensamento retrógrado típico de quando tinha o açúcar como maior riqueza e era dividido em feudos e seus proprietários hipócritas. E isso, em pleno século XXI.
Um comentário:
redação? PERFEITO! :D
puuts, tais escrevendo bem demais.
é sério, adorei o texto!
como diria débora:
- lindo, lindo, lindo (...)
Postar um comentário